segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

«Arte e Delinquência», na Fundação Calouste Gulbenkian

APRESENTAÇÃO DO LIVRO
Quarta, 11 Jan 2012
18:00
Auditório 3
Entrada livre



Laborinho Lúcio e Viriato Soromenho-Marques apresentam o livro Arte e Delinquência, que fala do lugar da criação artística nos sistemas de reinserção social.

Um documento que pretende contribuir para a actividade de agentes culturais em situações de trabalho com jovens delinquentes, mas também para a reflexão sobre o papel das artes no sistema tutelar de menores. Com coordenação de Jorge Barreto Xavier, que tem dedicado a sua actividade profissional às relações entre Cultura, Educação e desenvolvimento integrado.

A primeira parte do livro apresenta um conjunto de textos teóricos que visam alargar as possibilidades de discussão em torno da definição e modo de operar de projectos artísticos na sua relação com jovens delinquentes em situação de internamento.

Na segunda parte é apresentado o projecto «Reinserção pela Arte», também coordenado por Jorge Barreto Xavier, um projecto-piloto de natureza experimental, que a Fundação Calouste Gulbenkian promoveu entre 2006 e 2008, em colaboração com a Direcção-Geral de Reinserção Social, nos Centros Educativos da área da grande Lisboa (Centro Educativo Navarro de Paiva, em Benfica, Centro Educativo da Bela Vista, na Graça e Centro Educativo Padre António Oliveira, em Caxias). O projecto pretendia desenvolver a descoberta de novas estratégias de abordagem de educação dos jovens para a cidadania, através da exploração da criatividade e re/conhecimento das suas capacidades numa dimensão artística, contribuir para o combate ao insucesso escolar, reconhecendo a educação de uma forma mais abrangente, promover o contacto com as diversas formas de expressão artística, sensibilizando-os para outros domínios estéticos, favorecer a descoberta de novas aptidões e competências, promovendo a sua auto-estima e perspectivando saídas profissionais alternativas e contribuir para a sua inserção social e combater a sua estigmatização, através da divulgação das suas capacidades artísticas. 

O livro inclui ainda um DVD com registos de algumas acções desenvolvidas no âmbito do projecto «Reinserção pela Arte».

INFORMAÇÕES E CONTACTOS
Av. de Berna 45-A
1067-001 Lisboa
+351217823411

Sem comentários:

Enviar um comentário