segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um projecto de Rita Natálio

Não entendo e tenho medo de entender, o mundo assusta-me com os seus planetas e baratas from Rita Natálio on Vimeo.

Não entendo e tenho medo de entender, o mundo assusta-me com os seus planetas e baratas é um projecto que parte da inspiração e transformação de fontes sonoras, visuais e literárias para a construção de uma série de ‘retratos-falados’. A partir de fontes artísticas, de cariz erudito e popular - sem distinção -, e da utilização do retrato como fio condutor, Rita Natálio reflecte sobre a identidade e sobre o fazer artístico. Não entendo e tenho medo de entender, o mundo assusta-me com os seus planetas e baratas vive da saturação e absurdo das referências que convoca, próprios da velocidade associativa e ‘wikipédica’ de identificação dos indivíduos na sociedade contemporânea. Constrói-se em palco um caderno de notas sobre a identidade, um caderno que espelha a aceleração intelectual e a fragmentação de fontes e saberes.

Um projecto de Rita Natálio

Interpretação e Co-criação Elizabete Francisca
Dramaturgia Rita Natálio
Participação especial Tiago Barbosa
Desenho de luz Carlos Ramos
Desenho de som Rita Natálio e Rui Dâmaso
Fontes textuais Clarice Lispector, Ervin Gauffman
Fontes audiovisuais Caetano Veloso, Colin Stetson, Jean-Luc Godard, Lady Gaga, Herz Frank, Marina Abramovic, Suely Rolnik, Johann Strauss
Agradecimentos Rui Catalão, Alina Bilokon, Antonia Buresi. Catarina Saraiva, Paloma Calle
Difusão Andrea Sozzi, SUMO – Associação de Difusão Cultural
Apoio de estúdio RE.AL, O Rumo do Fumo
Etapas de criação e investigação Projecto Línea de Fuga/ La Casa Encendida (Madrid), Laboratório de Criação / Teatro Maria Matos - Teatro Turim (Lisboa) e Festival da Fábrica/Teatro Helena Sá e Costa (Porto)
Co-produção O Rumo do Fumo / SLTMvre. 

Sem comentários:

Enviar um comentário