segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DOCUMENTE-SE 2011! MANIPULE!

11 Nov - 29 Nov 2011 - Fundação de Serralves


DOCUMENTE-SE! MANIPULE! reúne um conjunto de propostas artísticas e analíticas sobre os processos de manipulação que persistem nas sociedades contemporâneas, cada vez mais afirmados, porque latentes e nem sempre identificáveis numa leitura linear e imediata. Desvendá-los é o que se propõe, para permitir um olhar mais informado e reflexivo sobre o real.

Os documentos assumem-se diversos e múltiplos e são construídos por cientistas, artistas, políticos, cidadãos. Actores que os produzem com objectivos distintos, mas que partilham o facto de quererem afirmar uma determinada leitura do real, influenciando as opiniões dos seus interlocutores. De formas mais ou menos explícitas, os modos de documentar o real são também mecanismos de manipulação. Promover uma reflexão sobre os sentidos e as diversas formas de manipulação presentes nas Artes e nas Ciências Sociais constitui um tema imperativo no percurso do DOCUMENTE-SE!

O Ciclo DOCUMENTE-SE! teve a sua primeira edição em 2008 com o objectivo de propor uma reflexão sobre os mecanismos, as formas e os suportes de documentar a realidade. Com documentos como livros, conferências, fotografias, peças de teatro, performances, concertos, filmes ou outros possíveis documentos.
Numa linha de continuidade com as edições passadas, com a utilização de obras ou imagens de obras de artistas enquanto representação do tema do ciclo, “Modification d'un état / Changing of a state” de André Guedes marca o Ciclo DOCUMENTE-SE! MANIPULE!.

Organização: Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves (FS), Departamento de Sociologia (DS-FLUP), Instituto de Sociologia (IS-FLUP) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL).

Sem comentários:

Enviar um comentário