Concerto para Duas Orquestras
NOVEMBRO 4
Sexta-feira, 21h00, Átrio Central da Caixa Geral de Depósitos, Lisboa
Festival Caixa Geral de Depósitos
NOVEMBRO 4
Sexta-feira, 21h00, Átrio Central da Caixa Geral de Depósitos, Lisboa
Festival Caixa Geral de Depósitos
Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra do Algarve
Cesário Costa direção musical
Cesário Costa direção musical
George Frideric Handel – Concerto a due cori em Si bemol maior, Op. 1, HWV 332
Wolfgang Amadeus Mozart – Serenata em Ré maior, KV 286, Noturno
Michael Tippett – Fantasia Concertante sobre um tema de Corelli
John Marsh – Conversation Symphony, para duas orquestras
Numa iniciativa inédita no nosso país, duas orquestras com percurso e identidade próprias juntam-se sob a batuta de um só maestro, num mesmo palco, para interpretar obras que exploram os efeitos sonoros resultantes de uma utilização do espaço diferente daquela que é habitual. Cenário acústico que permitirá também viajar no tempo; com Mozart, Handel e dois outros compositores ingleses menos conhecidos do grande público – Michael Tippett e John Marsh – evoca-se uma maneira de fazer música que no final da Renascença conquistou grande popularidade e deixou uma herança inegável na produção posterior. Por essa altura, a configuração grandiosa da Basílica de São Marcos em Veneza, que dispõe o coro em duas galerias afastadas, dificultava qualquer concertação rítmica. Os compositores começaram então a escrever distintamente para cada uma das partes, usando técnicas como a alternância ou a pergunta-resposta. Nasceu assim o estilo concertante que viria a marcar quase toda a música orquestral daí em diante, fazendo confrontarem-se entre si os vários núcleos instrumentais que compõem uma orquestra. As quatro peças do programa exploram ostensivamente esses recursos.
Concerto comentado por Rui Campos Leitão.
A entrada é livre dentro dos limites dos lugares disponíveis e mediante prévia reserva de convite. Informações pelo telefone 217 953 442.
Wolfgang Amadeus Mozart – Serenata em Ré maior, KV 286, Noturno
Michael Tippett – Fantasia Concertante sobre um tema de Corelli
John Marsh – Conversation Symphony, para duas orquestras
Numa iniciativa inédita no nosso país, duas orquestras com percurso e identidade próprias juntam-se sob a batuta de um só maestro, num mesmo palco, para interpretar obras que exploram os efeitos sonoros resultantes de uma utilização do espaço diferente daquela que é habitual. Cenário acústico que permitirá também viajar no tempo; com Mozart, Handel e dois outros compositores ingleses menos conhecidos do grande público – Michael Tippett e John Marsh – evoca-se uma maneira de fazer música que no final da Renascença conquistou grande popularidade e deixou uma herança inegável na produção posterior. Por essa altura, a configuração grandiosa da Basílica de São Marcos em Veneza, que dispõe o coro em duas galerias afastadas, dificultava qualquer concertação rítmica. Os compositores começaram então a escrever distintamente para cada uma das partes, usando técnicas como a alternância ou a pergunta-resposta. Nasceu assim o estilo concertante que viria a marcar quase toda a música orquestral daí em diante, fazendo confrontarem-se entre si os vários núcleos instrumentais que compõem uma orquestra. As quatro peças do programa exploram ostensivamente esses recursos.
Concerto comentado por Rui Campos Leitão.
A entrada é livre dentro dos limites dos lugares disponíveis e mediante prévia reserva de convite. Informações pelo telefone 217 953 442.
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